1 - O que é o TauroLock™?
É uma solução anticoagulante e antimicrobiana, que deve ser usada para preencher o lúmen de caceteares central venoso. Tem demonstrado ser uma alternativa muito eficaz no controle de infecção e durabilidade do cateter.
2 - Onde deve ser usado?
Deve ser instilado no lúmen do cateter, após o tratamento. Sua permanência evita a formação de coágulos e biofilmes, além de impedir o crescimento de bactérias e fungos.
A solução deve ser aspirada, antes de se iniciar o próximo tratamento.
A solução TauroLock™ U25000 pode ser usada antes do tratamento, para dissolver coágulos no cateter e também para fazer a profilaxia contra formação de coágulos.
3 - Quais são os ingredientes ativos no TauroLock™?
4 - Quais são os ingredientes ativos do TauroLock™?
- TauroLock™ – cyclo-taurolidina e citrato a 4%
- TauroLock™ Hep100 – cyclo-taurolidina, heparina (100 IU/mL) e citrato a 4%.
- TauroLock™ Hep500 – cyclo-taurolidina, heparina (500 IU/mL) e citrato a 4%.
- TauroLock™ U25000 – cyclo-taurolidina, citrato a 4% e urokinase (25000iU).
5 - Qual é a apresentação do TauroLock™? Ele possui registro na Anvisa?
6 - Caso o TauroLock™ extravase para a corrente sanguínea por um erro na administração do produto, há algum perigo para o paciente?
Não, pois se a Cyclo-taurolidina extravasar para a corrente sanguínea, é rapidamente metabolizada para o aminoácido natural taurina e dióxido de carbono. Devido a esse metabolismo não há riscos para o paciente.
A concentração de citrato é apenas 4%, conforme definido pelo FDA.
7 - Por que o TauroLock™ possui apenas 4% de citrato?
O TauroLock™ possui a concentração de 4% de citrato em atendimento a uma definição do FDA (Food and Drug Administration – EUA) de abril de 2000, veja abaixo o trecho desse documento:
Trecho da Carta do FDA, determinando a concentração de citrato em 4%.
Além disso, diversos estudos mostram que o citrato em alta concentração pode ter riscos aos pacientes, quando cai na corrente sanguínea, como:
A. Efeitos hipocalcêmicos.
B. Formigamento nos dedos das mãos.
C. Gosto metálico.
D. Arritmia.
E. Parada cardíaca.
F – Embolia.
G- Bloqueio do cateter, devido a precipitação de proteína quando é usado citrato acima das concentrações de 12%.
“The arrow indicates the precipitated protein within test tube (B3) after centrifugation of the test solution consisting of 1 mL WB and 4 ML citrate 32.7%. The tubes with test solutions containing citrate of <12%in the dilution series (B6 with 11.7%; B7 with 9.3 and B8 with 4.7%) revealed no signs of protein precipitation.”
8 - Qual o papel da Cyclo-Taurolidina?
A Cyclo-Taurolidina previne infecções na corrente sanguínea relacionadas ao cateter, pois atua via transferência de N-methylol C-1 para os blocos de construção do centro nucleofílico das estruturas moleculares microbianas. Como consequência, as paredes celulares das bactérias e fungos são destruídas. A Cyclo-Taurolidina também é ativa contra germes altamente resistentes, como: MRSA, VRE, Mycobacterium chelonae, Stenotrophomonas Maltophilia e mais 500 germes testados (in vitro).
O TauroLock™ não é antibiótico, é uma solução, antimicrobiana, anti séptica, bactericida e fungicida e mata as bactérias e fungos em 2 horas.
9 - Qual a diferença do TauroLock™ em comparação com a Gentamicina e a Minociclina?
A Gentamicina e a Minociclina são antibióticos enquanto que a Taurolidinia é um ingrediente ativo não antibiótico. O TauroLock™ é uma solução anticoagulante (HEP 100 ou HEP500) e antimicrobiana, bactericida e fungicida, não sendo um medicamento, para controle de infecção e patência no acesso ao sistema central venoso.
Segundo um novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a resistência a antibióticos é uma “ameaça global” à saúde pública. O órgão analisou e afirmou que essa resistência está ocorrendo “em todas as regiões do mundo”.
A OMS disse que caminhamos rumo a uma “era pós-antibiótico”, em que pessoas morrem de infecções simples.
10 - Qual a vantagem do TauroLock™ sobre a Heparina?
A Heparina tem função exclusivamente anticoagulante, enquanto que o TauroLock™ possui vantagens clínicas devido as suas propriedades bactericida e fungicida. Previne a formação de biofilme, evitando infecções na corrente sanguínea relacionadas ao cateter (CRBSI).
Conforme dados publicados, o uso do TauroLock™ proporciona economia de 61% versus o uso da Heparina.
11 - Quais são os objetivos do TauroLock™?
A. Prevenção de infecções relacionadas ao cateter, pois é fungicida e bactericida dentro de 2 horas (in Vitro).
B. Manter a patência do lúmen interno do cateter.
C. Segurança para o paciente, não há efeitos adversos até a presente data.
D. Desobstruir o lúmen do cateter – TauroLock™ U25000.
12 - Podemos utilizar no mesmo tratamento os modelos diferentes do TauroLock™?
Sim, é possível o uso alternado de soluções de bloqueio diferentes no mesmo cateter. Podemos combinar TauroLock™ HEP 100 ou Hep500 com TauroLock™ – 25000. A decisão sobre qual solução será mais adequada para bloquear depende da situação individual do paciente com cateter.
13 - Há algum risco no uso do TauroLock™ U25000 (que contém Uroquinase)?
Não há nenhum risco, pois lembramos que o TauroLock™ U25000, após diluído, apresenta a concentração de 5000 IU, que é a dose preconizada para administração sistêmica.
Assim, se ocorrer um extravasamento, não haverá riscos para o paciente. Existem relatos frequentes de diferentes reações quando há instilação de outras soluções na corrente sanguínea, como por exemplo a Estreptoquinase.
14 - O TauroLock™ pode ser utilizado em recém-nascidos e crianças com idade inferior a dois anos?
Sim, deve haver o cuidado na hora da instilação. Instile vagarosamente o TauroLock™ dentro do dispositivo de acesso vascular em quantidade suficiente para preencher completamente o lúmen do cateter, não mais do que 1 ml em 5 segundos. Não há evidências ou testes realizados.
15 - Qual seria a melhor maneira de usar o TauroLock™?
A. Iniciar o processo em cateteres já em uso com o TauroLock™ U25000 para dissolver materiais fibrinosos no cateter e também promover a profilaxia. Depois utilizar o TauroLock™, TauroLock™HEP 100 ou TauroLock™HEP 500 para evitar a formação de coágulos e prevenir futuras infecções ou obstruções, seja por formação do biofilme ou coagulação.
B. Para cateteres novos, utilize imediatamente o TauroLock™, TauroLock™ HEP 100 ou TauroLock™ HEP 500. É indicado o uso do TauroLock™ U25000 a cada 30 ou 60 dias, como forma de profilaxia.
C. Sempre aspirar o TauroLock™ do cateter, antes do próximo tratamento e enxaguar o cateter com pelo menos 10 ml de soro.
16 - O TauroLock™ pode ser usado em cateteres de Diálise Peritoneal?
Sim. Estudos recentes na França, obtiveram excelentes resultados. Deve-se obedecer rigorosamente o protocolo (usar para bloqueio 3,5 ml do TauroLock™ HEP 500 e instilar no peritônio).
17 - Como deve ser armazenado o TauroLock™?
